A Diretoria, composta por um diretor-presidente e no máximo quatro diretores eleitos por três anos, é o órgão executivo a quem compete realizar as atividades em consonância com os objetivos do Centro e administrar as finanças da instituição. A atual diretoria foi aprovada pela Assembleia Geral, em 5 de outubro de 2018, e tomou posse em 19 de outubro de 2018.
Diretor-Presidente
Formado em engenharia civil e econômica, com cursos da CEPAL e do ISEB. Foi funcionário do BNDES, a partir do primeiro concurso do Banco, em 1956. Teve longa vida política, como vereador, deputado federal e senador por três mandatos, tendo sido o primeiro prefeito do Rio de Janeiro eleito pelo voto direto do povo. Escritor com 15 livros publicados, de política e de literatura de ficção. Preside o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento e o Instituto Cultural Casa Grande.
Diretores:
Professora Adjunta do Depto. de Ciência Política - IFCS/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em História Comparada - PPGHC UFRJ. Doutora em História (Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.) Título da pesquisa: Percepções do espaço no Medievo Islâmico. O exemplo de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. Indicada para o Prêmio ANPUH 2010 pelo PPGH/UFF e publicada pela Editora Civilização Brasileira com o título 'O mundo falava árabe'. Graduada em Ciências Sociais pela PUC/RJ. Teve longa atuação como jornalista no terreno internacional, como correspondente de vários meios de comunicação latino-americanos e como fundadora, diretora e editora das revistas Cadernos do Terceiro Mundo (1974-2006), Ecologia e Desenvolvimento (1991-2006) e Revista do Mercosul (1992-2006). Percorreu, ao longo de três décadas, a América Latina, África e Ásia (em particular o Oriente Médio), e fez a cobertura de momentos marcantes da história contemporânea como a guerra de libertação e a independência de Angola e Moçambique, a luta contra o apartheid na África do Sul, o conflito árabe-israelense, a guerra no Líbano, a questão do Iraque, as Conferências do Movimento Não Alinhado e da ONU (Beijing sobre a Mulher, etc). Uruguaia, naturalizada brasileira, morou na Argentina, Peru, México e Portugal. Consultora em Relações Internacionais (foi a Coord. do Comitê de Relações Internacionais do Governo do Maranhão, na gestão do Dr. Jackson Lago 2007-2009 e responsável das articulações dos projetos de cooperação junto ao Itamaraty). Preside o Espaço Cultural 'Diálogos do Sul';. Prêmio Vladimir Herzog e Golfinho de Ouro 2000 de Jornalismo. Medalha da Vitória, concedida pelo Ministro da Defesa, Celso Amorim (Portaria N. 1.275/MD 29/04/2013).
Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ (titular livre). Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura da ECO-UFRJ e do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT-UFRJ. É membro eleito do Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br). Também é membro do Conselho Deliberativo do Centro Internacional Celso Furtado para Estudos do Desenvolvimento. Sócio da INTERCOM e da ULEPICC. O tema central das suas disciplinas na Graduação e na Pós é a Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura. Realiza estudos e pesquisas sobre Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, políticas públicas em tecnologias digitais, internet, propriedade intelectual, regulamentação dos meios de comunicação etc.
Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bacharel em Ciências Sociais. É Professora do Departamento de Ciência Política e do Programa de Pós-Graduação de História Comparada - PPGHC da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Diretora de Pesquisa da Cátedra e Rede da UNESCO sobre Economia Global e Desenvolvimento Sustentável -REGGEN, Coordenadora do Grupo de Trabalho Geopolítica, integração regional e sistema mundial do Conselho Latinoamericano e Caribenho de Ciências Sociais-CLACSO, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa da UFRJ sobre Geopolítica, Integração Regional e Sistema Mundial,-GIS/UFRJ, Presidente da Agência Latinoamericana de Informação-ALAI, membro permanente do claustro de orientadores do Doutorado de Ciências da Administração da Universidade Nacional Autônoma do México-UNAM e pesquisadora da Rede de Estudos de Economia Mundial - REDEM, com sede na Universidade de Puebla-México. É socia do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (Brasil), pesquisadora associada do Centre Tricontinental (Bélgica) e membro do comité editorial da revista Social Change (Índia). Foi assessora da Secretaria Geral da União de Nações Sulamericanas (UNASUL) e Diretora do Instituto de Pesquisa Social Perúmundo (Lima) . Seu livro 'Dialética e imprensa revolucionária em José Carlos Mariátegui' foi traduzido ao mandarim e publicado recentemente pela editora da Academia Chinesa de Ciências Sociais. Seu último livro 'Recursos naturales y la geopolítica de la integración sudamericana' foi publicado em espanhol no Peru, Equador, Venezuela, Argentina e Bolivia e atualmente se prepara a edição em português e inglês. Colaborou com jornais e revistas entre os quais destaca o jornal francês Le Monde Diplomatique. Seus trabalhos foram traduzidos para o espanhol, inglês, português, francês, alemão, italiano, árabe, coreano, búlgaro, russo, holandês, esperanto, japonês, norueguês, polonês, servo-croata, crioulo, e chinês.
Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), mestrado (1991) e doutorado em História do Mundo Contemporâneo pela Université de Paris X (1997). Professora Associada do Departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Área de atuação: Relações Internacionais. Professora dos Programas de Pós-Graduação em História (1999-2013) e de Relações Internacionais (2009). Principais temas de pesquisa: Política Internacional, História das Relações Internacionais, Cultura e comunicação nas relações internacionais. Atuou como coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em História (2001-2004), participou da elaboração de projeto e da implantação do Doutorado em História na UERJ (2003) tendo sido Coordenadora-geral do Programa entre 2004-2006. Coordenadora do Curso de Especialização em História das Relações Internacionais de agosto de 2009 a 2011, reeleita para os biênios de 2011-2013 e 2013-2015. Eleita coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais para o biênio de 2015-2016. Procientista desde 2002. Professora-visitante da Université Paris II (2006).
Atualizado em 19 de outubro de 2018.
Crédito da foto: Centro Celso Furtado / Carlos Will