www.centrocelsofurtado.org.br


Publicações


Imprimir



O Centro Celso Furtado construiu uma sólida linha editorial ao longo dos anos. Publicou initerruptamente - semestralmente - o periódico, “Cadernos do Desenvolvimento”. Também editou edições especiais da revista “Memórias do Desenvolvimento”. Além disso, publicou diversos títulos em três coleções: “Arquivos Celso Furtado” e “Economia Política e Desenvolvimento”, são editadas com a editora Contraponto; e "Pensamento Crítico", com versões em e-book e impressa, foram editadas pela E-papers e, atualmente, pela Folio Digital.

Também publciamos diversas outras obras em coedição com outros parceiros ou apenas pelo Centro. Todas essas publicações estão disponíveis nas principais bibliotecas universitárias brasileiras.

As obras publicadas em coedição estão à venda nas grandes livrarias e sites correspondentes, e também nos sites das editoras (no rodapé desta página).
 
O conteúdo das obras publicadas pelo Centro (excluindo as que são coeditadas com editores comerciais) está disponível no site em PDF. 
 

 

                                                     

 

 


 
                          

  

 As publicações do Centro Celso Furtado incluem a edição de livros e revistas em parcerias com outras instituições, com conteúdo vinculado às suas principais atividades.

 

 

  • Boletim Fiscal dos Estados Brasileiros: 1º Relatório (CICEF; COMSEFAZ, 2024). Primeira publicação de série de análises técnicas realizadas pelo Centro Celso Furtado e o Comitê Nacional das Secretarias Estaduais de Fazenda, considerando as finanças estuais e o cenário macroeconômico nacional e internacional.

 

 

  • Seminários sobre Desenvolvimento e Financiamento (2024). Organizado por Carlos Pinkusfeld Bastos, compila as contribuições de apresentadas durante o 52º Encontro Nacional de Economia da ANPEC. O livro aborda temas cruciais relacionados a políticas públicas e inclusão social, enfatizando o papel do BNDES e metodologias de avaliação de políticas de crédito. Patrocinado pelo BNDES e apoiado pelo Governo Federal, está disponível para download gratuito.

 

 

 

  • Financeirização: crise, estagnação e desigualdade (2024). A coletânea explora o impacto da financeirização na economia contemporânea, destacando como o domínio das finanças sobre a produção real tem contribuído para crises recorrentes, estagnação econômica e aumento da desigualdade social. Os autores analisam a transformação das práticas econômicas e as consequências sociais resultantes dessa nova configuração, argumentando que a ênfase em ganhos financeiros a curto prazo compromete a estabilidade e o crescimento sustentável. A obra propõe uma reflexão crítica sobre as políticas econômicas e o papel das instituições na mitigação das desigualdades exacerbadas pelo sistema financeiro.
     

 

 
 
 
 
  • Complexidade econômica (2017). O livro se dirige a iniciantes em estudos de economia, leigos e também economistas que se interessam pelo assunto. O texto tem um tom informal, para incentivar o leitor a pesquisar mais sobre os temas tratados, estimular o debate e tornar a leitura mais interessante. As análises e discussões são simples, diretas e atuais, mas com forte embasamento teórico e empírico, além de trazerem recomendações de leitura adicional. O objetivo é motivar o leitor a seguir explorando os conceitos e ideias apresentados a partir da discussão de temas do dia a dia. Além de tratar de debates correntes da economia brasileira e mundial, o livro aborda temas teóricos de maneira aplicada, buscando sempre a conexão entre teoria e aplicações.
 
  • Como os países ricos ficaram ricos... e por que os países pobres continuam pobres (2016). O  livro teve sua primeira edição em 2007 em inglês - How rich countries got rich... and why poor countries stay poor, e chega ao Brasil através da parceria entre o Centro Celso Furtado e a Editora Contraponto, com tradução de Caetano Penna. Erik Reinert, é economista, especialista em desenvolvimento econômico e história econômica pelas Universidades de Harvard e de Cornell.
 
 
  • Brasil, sociedade em movimento (2015). Organização de Pedro de Souza. Uma coletânea de 45 artigos de pesquisadores nacionais e internacionais, que discorrem sobre os obstáculos, as aspirações e reivindicações do modelo de desenvolvimento brasileiro. E sobre nossas relações com a América Latina e o Caribe, a Europa, a Ásia e o Oriente Médio. É, acima de tudo, um retrato de corpo inteiro do Brasil em 2015, de uma sociedade em movimento que se busca, se indigna, inova, recua e avança. Coedição com a Editora Paz e Terra.
 
  • Florestan Fernandes, 20 anos depois – um exercício de memória (2015). Organização de Vera Alves Cepêda e Thiago Mazucato
    Neste livro, organizado para lembrar os 20 anos de sua morte, os autores apresentam algumas contribuições investigativas sobre a obra, o homem e o legado de Florestan Fernandes. Este livro constitui-se numa tentativa de elaborar uma contribuição para o conjunto de estudos e pesquisas, principalmente em pensamento político e social brasileiro, sobre este importante autor . Realizado pelo grupo "Ideias Intelectuais e Instituições", da UFSCar.
 
  • Monografias Premiadas Eletrobras 50 anos - reúne as monografias premiadas no concurso organizado por ocasião do 50º aniversário da Eletrobras. Os colaboradores de todas as empresas Eletrobras e aposentados foram convidados a escrever sobre dois temas: “As contribuições das Empresas Eletrobras para o desenvolvimento econômico, ambiental social e/ou tecnológico nacional, ao longo dos últimos 50 anos” ou “Cenários, oportunidades e desafios para o crescimento das empresas Eletrobras nos próximos anos”.
 
 
 
 
 
 
  • O pensamento de Celso Furtado e o Nordeste hoje (2009) – O livro é um produto do ciclo de conferências realizado pelo Centro Celso Furtado, em três capitais nordestinas, que congregou especialistas e a comunidade acadêmica e política num esforço de repensar a região. Coedição com a Contraponto Editora.
 
 
 

 






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados