Durante a solenidade de abertura da I Conferência Nacional de Desenvolvimento Regional (CNDR), no dia 19 de março de 2013, em Brasília, foi realizada também a entrega das premiações aos vencedores do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional Edição 2012: homenagem a Rômulo de Almeida. Concedido pelo Ministério da Integração Nacional, o prêmio é um reconhecimento a iniciativas que contribuem para o desenvolvimento regional.
Embaixador José Viegas Filho discursando na cerimônia de |
Vencedores do Prêmio Celso Furtado 2012: |
Leia o livro com os trabalhos vencedores
Brasília - Os interessados em concorrer ao Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional podem efetuar a inscrição até 31 de agosto. O período para realizar o cadastro foi prorrogado com o objetivo de ampliar a abrangência do prêmio, que tem a missão de valorizar trabalhos de acadêmicos e pesquisadores acerca do tema ¿Desenvolvimento Regional'.
A premiação soma mais de R$ 209 mil a ser distribuído aos vencedores das três categorias, sendo elas "Produção do Conhecimento Acadêmico"; "Práticas Exitosas de Produção" e "Gestão Institucional e Projetos Inovadores para Implantação no Território".
Criado pelo Ministério da Integração Nacional por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Regional, neste ano, o prêmio homenageia o professor e economista baiano Rômulo de Almeida, por sua importante contribuição para o desenvolvimento socioeconômico, regional e cultural do Brasil.
Fonte: http://premio2012.integracao.gov.br/
INFORME
PRÊMIO CELSO FURTADO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EDIÇÃO 2012:
HOMENAGEM A RÔMULO DE ALMEIDA
O Ministério da Integração Nacional – MI, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional – SDR, lançou, em 2009, o Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Edição 2010: Homenagem a Celso Furtado como uma das estratégias para estimular o processo de discussão e divulgação da Política Nacional de Desenvolvimento Regional - PNDR . A partir da segunda edição, o nome do consagrado economista brasileiro será incorporado permanentemente à denominação do Prêmio que passa a se chamar “Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional”.
Em 2012, o Prêmio homenageará o professor Rômulo de Almeida, que dedicou sua vida profissional aos seus concidadãos e ao desenvolvimento nacional, sendo responsável nos diversos cargos públicos relevantes que exerceu, por importantes iniciativas de natureza conceitual e executivas viabilizadoras do desenvolvimento do país. Professor em diversas instituições de ensino superior no país, Rômulo elegeu-se deputado federal pela Bahia, em 1954 , e faleceu em 1988 quando ocupava o cargo de diretor de planejamento industrial do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Ministério da Integração Nacional, o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Rio de Janeiro realizaram o painel Políticas Públicas para Redução das Desigualdades Regionais e apresentaram, na ocasião, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional edição 2012: homenagem a Rômulo de Almeida.
Veja mais informações no site: http://premio2012.integracao.gov.br/
Assista ao vídeo: