www.centrocelsofurtado.org.br


Comunicação | Vieira & Oliveira | Entre o progresso e o desenvolvimento: possíveis contribuições de Joaquim Nabuco (1849-1910) e de Celso Furtado (1920-2004) à história social do conceito de democracia no Brasil


Imprimir



 VIEIRA, Wilson; OLIVEIRA, Lucas Baptista de.

Entre o progresso e o desenvolvimento: possíveis contribuições de Joaquim Nabuco (1849-1910) e de Celso Furtado (1920-2004) à história social do conceito de democracia no Brasil. Anais do 44º Encontro Anual da ANPOCS, São Paulo, ANPOCS, dez. 2020.

| Comunicação online

 

Resumo

A proposta do artigo é analisar possíveis contribuições de Joaquim Nabuco e de Celso Furtado à história da retórica democrática no Brasil. Tendo em vista a polarização que configura a cartografia do pensamento político brasileiro (LYNCH, 2013), se tratará as ideias de Nabuco e de Furtado como expressões singulares do contraste entre cosmopolitas periféricos/nacionalistas periféricos, respectivamente. Estes nordestinos, ainda que falantes ligados a contextos histórico-político-linguísticos distintos, se caracterizam pelo movimento comum de não tomarem a realidade brasileira como selo definitivo de inferioridade social, racial ou econômica, lançando expectativas de futuro que ainda ecoam atualmente. Seja pelo alcance do liberalismo abolicionista em Nabuco, vocalizando o “progresso” em prol da reconstrução nacional sobre a união das raças em liberdade, quanto pelo projeto furtadiano, reivindicando o Estado como ator estratégico ao desenvolvimento econômico, social e democrático.






Centro Celso Furtado © 2006 - Todos os direitos reservados