Nota da FESPSP:
A FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo) assina termo de parceria com o Centro Internacional Celso Furtado e passa a integrar a mais importante rede de pensadores desenvolvimentistas da América Latina.
A aproximação com o Centro Internacional foi realizada através da Cátedra Celso Furtado da FESPSP, que resultou no termo de parceria assinado no dia 22 de março último, vai possibilitar a realização de pesquisas, interagir com uma rede de intelectuais, participar da agenda e da organização de debates públicos sobre estado e desenvolvimento no Brasil e na América Latina, explica o professor William Vella Nozaki, coordenador da Cátedra. “A FESPSP para ser a representação paulista do Centro, é a primeira instituição de ensino a integrar este centro que, além de ser responsável pelo acervo de Celso Furtado, reúne os importantes pensadores progressistas”.
Sobre o Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento
O Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento, sediado no Rio de Janeiro, nasce de uma proposta para se tornar uma fonte irradiadora de projetos e políticas inovadoras no combate à fome, à pobreza e aos gargalos do desenvolvimento. O nome de Celso Furtado é homenagem a um dos maiores economistas do século XX, a quem se deve a compreensão de que as estruturas de poder e de produção precisam ser modificadas para que o desenvolvimento possa romper a lógica de dependência e da concentração da riqueza.
O objetivo do Centro, formulado no manifesto apresentado na Conferência de Helsinque, é aprofundar, sistematizar e formular projetos de investigação e pesquisa em torno dos temas cruciais do desenvolvimento do século XXI, ou documentar o desenvolvimento, estudar, formar, debater e propor iniciativas sobre desenvolvimento.
Para a consecução de seus objetivos o Centro, que abriga a biblioteca pessoal de Celso Furtado, vem formulando um conjunto de projetos, que abrangem desde bolsas de estudo e de pesquisa, a publicações, cursos de formação, debates sobre questões como as da reforma agrária, da educação e saúde pública no Brasil, programas como os que envolvem o desenvolvimento regional, especialmente da região Nordeste, e o estudo da economia dos países emergentes, nomeadamente a China, a Índia, a África do Sul, e da América Latina.
Sobre a Cátedra Celso Furtado
A Cátedra Celso Furtado é núcleo de reflexões, estudos, análises e pesquisas dos fenômenos econômicos e políticos contemporâneos, em especial latino-americanos e brasileiros. O patrono, Celso Furtado, foi escolhido por sua inquestionável reputação acadêmica e pública e pelo intenso trabalho de análise e propostas para o desenvolvimento do Brasil.
Pesquisas acadêmicas integradas e interdisciplinares; seminários, debates, conferências e grupos de estudo; além da publicação de artigos sobre os temas relacionados à Estado, desenvolvimento, classes sociais e grupos de interesse e políticas públicas são algumas das atividades desenvolvidas pela Cátedra.
Com mais de 80 anos de criação, a FESPSP tem por missão promover atividades de ensino e pesquisa voltadas para a compreensão dos fenômenos sociais brasileiros, mediante estudos sobre o Estado, o desenvolvimento e as políticas públicas. A criação da Cátedra pretende corrobora com estes objetivos e expressam a vocação da FESPSP, bem como o seu contínuo esforço na institucionalização das Ciências Sociais no país. Atualmente a Cátedra é coordenada pelo professor de economia e ciência política William Nozaki.
Prof. Dr. Angelo Del Vecchio, Presidente do Conselho Superior da FESPSP e ex-Senador Roberto Saturnino Braga, Diretor-Presidente do Centro Internacional Celso Furtado assinam termo de parceria.
(Da esquerda para direita)
William Vella Nozaki, Coordenador da Cátedra Celso Furtado, Angelo Del Vecchio e Roberto Saturnino Braga.
Fonte: http://www.fespsp.org.br/noticia/centro_internacional_celso_furtado_assina_
parceria_com_fespsp#sthash.mGTuX5E2.dpuf